Existem várias maneiras de habilitar o compartilhamento de tela VNC no OS X, usando SSH (quando acessando remotamente) ou pelo Terminal (quando acessando localmente). O primeiro método é este:

sudo /System/Library/CoreServices/RemoteManagement/ARDAgent.app/Contents/Resources/kickstart -activate -configure -access -off -restart -agent -privs -all -allowAccessFor -allUsers

Este método funciona em 99% dos casos, mas existem algumas situações onde este método não é suficiente. O comando acima habilita o Compartilhamento de Tela por habilitar o Gerenciamento Remoto; no entanto, perdemos a possibilidade de adicionar mais controles, como quem pode conectar, e quem não pode.

Este é um outro método de habilitar o Compartilhamento de Tela VNC usando a linha de comando:

sudo defaults write /var/db/launchd.db/com.apple.launchd/overrides.plist com.apple.screensharing -dict Disabled -bool false
sudo launchctl load /System/Library/LaunchDaemons/com.apple.screensharing.plist
view raw

Neste segundo exemplo, nós habilitamos apenas o Compartilhamento de tela, não o Gerenciamento Remoto. Isso nos permite usar as Preferências do Sistema para restringir quem pode usar o Compartilhamento de Tela de nosso computador. Um motivo para usar o segundo exemplo é quando configuramos nossa sistema de autenticação para usar servidores remotos.

Fonte: Enabling OS X Screen Sharing from the Command Line