Apesar de se comentar aos quatro cantos que o OpenJDK está no mesmo nível do Hotspot, já encontrei várias situações em que precisei mesmo do sun-java6 original. Principalmente quando falo de EJBs e JBoss. Mas, como a maioria vence, vamos então à procura de alternativas.

Escrito por Eduardo Rodrigues da Luz, no site BitMasters, vem a dica que me salvou quando reinstalei minha estação de trabalho e decidi usar o Oneiric 64bits. Abaixo, segue como fazer a instalação.

A Canonical decidiu que não irá trazer para os repositórios o Oracle Java no Ubuntu Oneiric Ocelot, o OpenJDK atende muito bem o Java porém existem alguns desenvolvedores e até usuário que preferem instalar a versão da Oracle, nesse tutorial o objetivo é instalar a Maquina Virtual Java da Oracle sem mais complicações, então mãos-a-obra. Primeiro vamos adicionar o ppa:

sudo add-apt-repository ppa:ferramroberto/java
sudo apt-get update

Para instalar o Oracle/Sun Java JRE:

sudo apt-get install sun-java6-jre sun-java6-plugin

Para instalar o Oracle/Sun Java JDK:

sudo apt-get install sun-java6-jdk

Agora vamos definir o o Oracle Java como Padrão:

sudo update-alternatives --config java
sudo update-alternatives --config javac

Quando executar o update-alternatives escolha na lista a opção referente ao JRE/JDK da Oracle. Para testar o java foi configurado corretamente basta executar:

$ javac -version
javac 1.6.0_26
$ java -version
java version "1.6.0_26"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.6.0_26-b03)
Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 20.1-b02, mixed mode)

Pronto, agora estamos com o Java da Oracle/Sun configurados.

Fontes: http://ubuntuguide.net/install-sun-java-6-jrejdk-from-ppa-in-ubuntu-11-04 https://launchpad.net/~ferramroberto/+archive/java http://www.bitmasters.com.br/2011/10/instalando-o-oraclesun-java-no-ubuntu-11-10-oneiric-ocelot/