Se você tem várias instalações do Ubuntu em sua rede, e quer poupar banda ao fazer os updates, essa é uma excelente solução. Como diz o wiki, ele “é capaz de criar um repositório local de atualizações sob demanda. Ou seja, você configura o servidor e coloca os clientes de uma rede local apontando os canais de software (Repositórios) pro servidor local. Assim, quando o primeiro cliente solicita um pacote, o apt-cacher faz o download (caso o pacote ainda não esteja no repositório local) e entrega para os clientes locais”. E é muito fácil de instalar:

sudo apt-get install apt-cacher

Espere instalar. Depois, ative o apt-cacher na inicialização. Edite o arquivo /etc/default/apt-cacher e troque a linha AUTOSTART=0 para AUTOSTART=1. Depois, reinicie o serviço:

sudo /etc/init.d/apt-cacher restart

Pronto! A instalação do servidor está ok. Agora, nos clientes:

sudo gedit /etc/apt/sources.list

Altere todas as entradas de canais de software (repositórios) inserindo o endereço IP e a porta do servidor antes do servidor original, como abaixo. O que era

deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ dapper main restricted

passa a ser

deb http://IP_DO_SERVIDOR:3142/apt-cacher/br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ dapper main restricted

E pronto. faça o update dos pacotes com sudo apt-get update e já era!

Mais alguns detalhes:

1) Se o servidor em que você instalou o apt-cacher estiver com uma interface interna e uma externa (com IP fixo ou coisa assim), você pode configurar o apt-cacher para servir apenas a sua rede interna. Para isto:

sudo gedit /etc/apt-cacher/apt-cacher.conf

Altere a linha allowed_hosts=* para allowed_hosts=192.168.0.0/24. Claro, este é só um exemplo. Coloque ali o endereço da sua rede local.

2) Nos clientes, o update e upgrade de pacotes que ninguém baixou vai paracer lento. Mas é só impressão: é que como não é mais a estação que está baixando o pacote, e sim o servidor; e como o servidor não envia nenhuma resposta até que ele tenha o pacote inteiro; o Synaptic (ou o apt-get, ou o aptitude) vão dizer pra você que o download está sendo feito a alguns bytes por segundo. Não se preocupe; isto é normal, e com o tempo você acostuma… Mas isto é só na primeira vez. Quando os outros usuários baixarem estes pacotes já baixados, vai ser beeem mais rápido.